sábado, 21 de novembro de 2009

Uma (con) fusão de pesquisas


Os sites de busca são ferramentas fundamentais para navegar pela Internet. Creio que todos, sem exceção, tem preferência por um pelo simples fato de confiar no serviço prestado. Eu, particularmente, uso o Google na maioria de minhas pesquisas. Porém, ultimamente, também tenho utilizado o Bing, da Microsoft, devido ao alto grau de eficiência em buscas, sobretudo, daquilo que é publicado em blogs, por exemplo.

Os demais, confesso, não tenho costume em acessar. Nos primórdios da Internet no Brasil, no fim dos anos 1990, utilizei bastante o Cadê. Hoje em dia, ele migrou para o Yahoo, que passou a usufruir do banco de dados desta que foi uma evolução dentro da rede de computadores no País.

Vamos ao que interessa. Cinco sites de buscas fazem pesquisa sobre o tema “crise na imprensa”. Os escolhidos? Google, Yahoo, Bing, Radar UOL e Clusty. Logo no início, uma comprovação assustadora: o Radar UOL utiliza aparentemente a mesma base do Google. A ordem dos fatores, no caso do Radar UOL, não altera o produto da concorrente.

Ainda baseando-se no Google: o site costuma realizar suas buscas de acordo com o perfil do usuário. O mesmo não ocorre em nenhum outro testado. O Yahoo apesar de mais organizado, faz sua pesquisa em textos de língua portuguesa, colocando uma matéria de um site angolano. No Google, todas as informações são provenientes do Brasil.

O Bing, por sua vez, coloca informações de blogs e descentralizadas das mesmas fontes – nas pesquisas, foram costumeiramente encontradas referências a textos do Observatório da Imprensa e da Abril.

O Clusty foi um caso à parte. Na pesquisa, apareceu desde vídeos a comentários em blogs, passando por textos em língua inglesa. Uma confusão que só me fez assegurar uma coisa: que o Google, de fato, continua à frente da concorrência, pelo maior conteúdo e pelo melhor resultado à pesquisa pedida.

Um comentário:

Curso Jornalismo Online segunda edição disse...

Oi Douglas,
Oo exercicio com o Clusty era para vocês conhecerem um sistema que faz buscas a partir de uma preocupaççao contextualizadora. Era para vocês verem como ele procura organizar os resultados da busca em categorias, para poupar trabalho do pesquisador. Mas o fato de ser em inglês prejudica bastante as buscas noutros idiomas. Em breve o Clusty estará também em português.
Abraço
Castilho